O que é e porque usar Sling



Vamos lá...

Primeira coisa, precisamos entender o que é essa "coisa" que a maioria de nós descobriu vendo alguém usando e se quer sabemos o nome.

Sling, é o nome genérico dos carregadores de pano usados para oferecer o colo aos bebês até os 3 anos (mais ou menos). Existem vários tipos, tecidos e formas de usar, mas esse será outro artigo. Por enquanto vamos focar no porque utilizá-los, independente de qual modelo.

Até os 3 meses de vida os bebês ainda não entendem que nasceram. E por isso carrega-los próximos ao nosso corpo e simular o ambiente uterino é imprescindível. Assim como as mães cangurus que carregam seus bebês por 8 meses dentro da bolsa, os humanos não são tão diferentes disso. Em algumas espécies os filhotes já nascem andando, muito diferente do filhote humano. O custo primordial de não ter um cérebro tão desenvolvido no nascimento é a necessidade constante de cuidado e dependência.
É dai que vem a necessidade dos recém nascidos humanos de estarem próximos da sua mãe, do seu cheiro, calor e do som que se habituaram, seu batimento cardíaco. Você pode saber mais sobre esse assunto no nosso artigo "exterogestação". Não só durante essa fase, mas durante toda a janela dos 1000 dias, ou seja os 3 primeiros anos, os bebês aproveitam os benefícios do sling.


Uma ferramenta importante pois facilita o colo, deixando a mãe com as duas mãos livres. Dentro do pano o bebê tem a chance de experimentar sensações que remetem ao útero materno. Como o som dos batimentos cardíacos da mãe, o balançar do seu caminhar, o cheiro e a voz, o calor natural do corpo, o contato pele a pele, e a posição acolhedora e fisiológica, além do peito materno sempre disponível em livre demanda. Tudo isso torna o colo de pano incrível para a sua cria. Em países como Estados Unidos e Brasil o tempo que os bebês passam no colo chega a ser 60% menor do que em países onde os slings são conhecidos. No peru é absolutamente comum uma mãe carregar seu bebê enquanto trabalha ou passeia pela cidade, na Índia, Africa ou Correia dificilmente você será abordada por um curioso na rua por estar carregando seu filho no sling. É interessante que muitas dessas civilizações que dão o colo livremente se quer possuem a palavra cólica no dialeto.


E por que é tão importante dar tanto colo a esses bebês? A pergunta adequada seria: Por que não dar colo a seres tão indefesos e que dependem dos pais para absolutamente tudo? ou Por que não leva-los consigo? Como perceber suas necessidades se não estamos atentos e presentes? O uso de sling desde o comecinho da vida ajuda na transição da vida intrauterina para o mundo externo diminuindo o trauma do bebê que acaba de nascer. Recém nascidos são seres frágeis que precisam de colo, calor e toque para se sentirem seguros e confiantes.

Confortável como uma rede, respeita o formato da coluna dos recém nascidos, e à fisiologia dos mesmos. Diminui as cólicas, acalma, melhora o sono, perfeito para bebês com refluxos, ajuda no tratamento da plagiocefalia, porque no sling a cabeça não fica pressionada no braço e nem no colchão.

São mais de 20 amarrações possíveis, na frente, nas costas, na lateral. Amarre uma única vez no dia e coloque o bebê quantas vezes quiser. (slings elásticos) Pode ser usado como rede, como sustentação para barriga de grávida. E quando os bebês crescerem, pode amarrar no teto e render uma brincadeira de circo maravilhosa!




Posso listar aqui alguns benefícios associados ao uso dessa ferramenta incrível:


1- Distribuição do peso evitando dores nas costas e lombar
2- Aumento do vínculo mãe/pai e bebê
3- Total alívio das cólicas
4- Acalmar o bebê ao carrega-lo junto ao calor corporal, batimento cardíaco e balanço que lembra o período dentro do útero.
5- Deixar as mãos livres enquanto oferece colo ao seu bebê

Clique aqui e confira o nosso artigo sobre os benefícios do uso do sling


Veja abaixo como amarrar com o modelo Wrap Sling. Essa amarração é a mais básica e serve desde Recém nascido



























Temos um Texto aqui no blog sobre como usar sling, vale a pena você conferir, nele reunimos dicas de segurança e de uso correto. Clique aqui
Pensando na sua segurança e na do seu bebê, criamos a consultoria online gratuita! Além de já realizarmos eventos em salvador na Bahia. Saiba mais no site: www.abulebrasil.com

Links sugeridos:
http://maepop.com.br/exterogestacao-a-gestacao-do-colo/
http://maepop.com.br/contato-pele-a-pele-pode-beneficiar-seu-bebe/
https://app.trakto.io/doc/anamariamartinezsouza/guiadefinitivocomoacalmarbebes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o meu sling - Amarração Cruz